Vou de Táxi...


Hoje uma das manchetes do Jornal O Globo, que circula aqui no Rio, vem falando do crescimento da frota de automóveis na cidade. Já chegamos a sensacional marca de 2 milhões de automóveis cadastrados no RENAVAN. A frota tem crescido cerca de 5.500 veículos por mês. Em março atingimos a marca de 2 milhões de veículos!!! Em julho chegamos a 2.025.928 veículos no município do Rio!!! Esses números assuntam!!!

Os agravantes são basicamente dois:


  1. A cidade do Rio de Janeiro não recebe obras viárias de grande porte desde a linha amarela, em 1997. São 10 anos sem investimento significativo nessa área! A previsão pra breve é que não haja mais horários de rush e que os engarrafamentos sejam constantes, a quaqluer hora do dia!! Embora o quadro caótico que vemos em cidades como são Paulo ainda esteja distante, segundo especialistas.

  2. Esse aumento de aproximadamente 23% da frota do Rio nos últimos 6 anos nos faz pensar no lado ambiental disso tudo! O aumento da poluição!! Em 5 anos oa quantidade de CO2 (Dióxido de Carbono) emitido na atmosfera cresceu 16%. Se prevê que nesse ano de 2007 seja lançado na atmosfera 3.219.546,56 toneladas de CO2, precisando de 20.333.978 árvores plantadas para neutralizar essa quantidade (os números são esses mesmo... não apertei teclas demais, não!!). Isso equivale a 12.500 hectares - mais ou menos o Parque Estadual da Pedra Branca, o maior do município! O mundo está todo voltado pra esforços que diminuam essa emissão!!!

Fica difícil propor alguma coisa se não houver vontade política das autoridades pra que haja uma mudança na política de tranportes coletivos e melhoramento das malhas viárias. O que podemos fazer é tentarmos usar menos o carro, evitarmos usá-lo sozinhos, podemos aderir à carona ao vizinho. Tentar usar o metrô (embora este esteja dificil de suportar, principalmente nos horários de pico!), buscar transportes alternativos legalizados (legalizados pra valer!!! Aquelas kombis berrando em nosso ouvido e fazendo lambança nos trânsito por aí não rola!!). Pegar a bike e ir à padaria sem o carro - faz bem inclusive pra saúde. Tudo é questão de mudança de hábitos e consciências. É questão política, é questão ambiental!!

Nesse sentido a Cidade de São Paulo promove O Dia Mundial Sem Carro em São Paulo. [O link indicado aqui é da rádio CBN, do Boletim Mundo Sustentável, com comentário de André Trigueiro (do qual sou fã incondicional!!!) Vale a pena ouvir suas considerações!!] O movimento tem incentivo da prefeitura de São Paulo e acontecerá no dia 22 de setembro, um sábado. Vamos aguardar pra ver qual será a repercussão do movimento. É a sociedade se mobilizando e tentando fazer um mundo melhor!!

E você vai de que?? Táxi, bike, trem, patinete, de a pé??? rs.

0 comentários: