Mais uma vez é Natal!


Esse é um texto que independe de religiões... que fala de amor e do nosso compromisso de nos tornarmos melhores.

***

Com a aproximação do Natal surge mais freqüentemente a lembrança da necessidade de vivermos em concordância com a mensagem de amor que Jesus Cristo deixou à Humanidade. Sensibilizamo-nos com os nossos semelhantes menos aquinhoados no mundo material e somos inclinados a falar mais sobre paz.

Em sua passagem pela Terra, àquela época de tempos conturbados e povoada por homens rudes e egoístas, Jesus chegou para preconizar a caridade, o perdão, a humildade e o amor conscientizando-os da importância do emprego dos sentimentos e ações elevadas no dia-a-dia de relacionamento com o próximo. Muito tem mudado desde então nos dois últimos milênios: o Homem desenvolveu o intelecto e vem alcançando sucesso nos campos da Ciência e da Tecnologia. Contudo, compreendemos que, embora tenha percorrido tão vasto caminho, ainda extenso é o progresso a realizar objetivando a purificação espiritual.

Infelizmente, para diversos de nós, a paz apregoada e a assistência dirigida ao próximo restringe-se ao período em que se avizinham as comemorações natalinas, enquanto que a mensagem de Jesus é atemporal e eterna, e não somente para que o seu conteúdo seja colocado em prática como a executar um compromisso de agenda, no mês de dezembro. Divisado por este ângulo, a relevância de um momento em que deveríamos reverenciar Jesus, a verdadeira e única razão de celebrarmos o Natal, acaba por dispersar-se em uma corrida agitada entre shoppings e supermercados enfrentando filas e ambientes superlotados, o que caracteriza o lado consumista deste período e ao mesmo tempo rebaixando a magnitude do evento do nascimento de Jesus para simples festa do Papai Noel.

O Natal não custa nada, materialmente falando. O presente mais precioso que podemos receber, Deus, nosso Pai pleno de Misericórdia, Bondade e Amor, já nos ofertou: Jesus Cristo, que nasceu entre nós para ser o nosso Salvador. Somente Jesus confere sentido e beleza à noite de Natal. A proposta de festejar-se o Natal é apenas a de renovarmos em nosso interior os sentimentos e desejos nobres que deveríamos, naturalmente, vir nutrindo, durante o ano, em relação à vida e no trato com o nossos semelhantes, vários deles na roupagem atual de parentes e amigos - ou inimigos - que Deus nos outorgou com a finalidade de aprimoramento do espírito.

Natal é acontecimento para reunir a família, que deveria comparecer ao encontro agradecida a Deus, deixando de lado os pequenos ou grandes desentendimentos ocorridos ao longo do ano, sem intenção de aproveitar a ocasião para defender pontos de vista ou interesses materiais próprios.

Em respeito a Jesus e investindo em nosso progresso espiritual procuremos vencer nossas diferenças, pelo menos durante os momentos que durarem esse congraçamento, em prol de darmos uma chance a nos harmonizarmos com quem podemos ter estado em conflito nas trilhas das reencarnações anteriores.

Nós, que nos denominamos cristãos, vamos trazer Jesus Cristo de fato para o eixo de nossa vida permitindo-Lhe abrir-nos os olhos da alma. Somos nós que escolhemos o Natal que desejamos ter. Portanto, se é nossa meta melhorarmos a cada dia a qualidade dos sentimentos, pensamentos e ações é preciso descerrar a mente e o coração deixando permear a verdadeira Luz, aquela que é de nosso encargo não permitir seja ofuscada pela dos piscapiscas que adornam árvores e janelas.

Crônica de Sandra Lado Ces Duarte - Centro Espirita Clarêncio - RJ

0 comentários: